Cancro da mama
A prática de exercício físico pode diminuir o risco de cancro
A prática de exercício físico regular pode diminuir o risco de desenvolvimento de cancro, mesmo após a menopausa, sugere estudo publicado na revista “Cancer”.
O estudo englobou 3.000 mulheres, que tinham entre 20 e 98 anos, metade das quais sofria de cancro da mama. O estudo apurou que as mulheres que praticavam exercício físico durante a idade reprodutiva ou na menopausa, apresentavam um menor risco de desenvolver cancro da mama, sendo que a prática de 10 a 19 horas por semana de exercício estava associada a um risco 30% menor de desenvolver este tipo de cancro.
A prática tanto de exercício físico moderado como mais intenso estava também associado a um menor risco de desenvolvimento do tipo de cancro da mama positivo para os receptores hormonais (frequente e dos mais graves).
Foi igualmente observado que as mulheres activas que aumentavam significativamente de peso, especialmente após a menopausa, apresentavam um maior risco de desenvolver esta doença, o que sugere que os ganhos de peso podem eliminar os efeitos benéficos resultantes da prática de exercício físico. A relação exercício e peso poderá estar relacionado com o controlo do equilíbrio energético e obesidade, que conduz a uma menor resistência à insulina e inflamação.
As mulheres podem reduzir o risco de cancro da mama já em idade avançada se mantiverem um peso saudável e praticarem exercício físico moderado.

