Mamografia de Rastreio e Mamografia de Diagnóstico no Diagnóstico Precoce do Cancro da Mama
Dr. Ernesto Passos Angelo • dez. 22, 2021

Mamografia diagnóstico

O cancro da mama é o mais comum e temido de todos os cancros

Doença crónica progressiva vai alterando o seu grau histológico á medida que avança.

Há dois picos na distribuição etária do cancro.Um em cada quatro dos cancros ocorre no primeiro pico,no grupo etário dos 40 aos 49 anos e cerca de três em quatro dos cancros ocorrem no 2º pico dos 65 aos 75 anos.


Estudam-se os factores essenciais de C.M de forma a que as mulheres possam avaliar o risco de contrair a doença e sugerem-se medidas que poderão ser tomadas para reduzir esse risco.


Tem o médico Radiologista um papel fundamental no acompanhamento das mulheres acima dos 50 anos.


A importância da mamografia


A mamografia e especialmente a mamografia digital directa com tomossintese ainda é hoje a técnica gold standard no diagnóstico precoce do C.M. nas mulheres com mais de 50 anos.


A mamografia é o reflexo da anatomia mamária e ocasionalmente a alteração de um processo patológico.Resulta da conjugação de três componentes estruturais de cuja análise é possível definir vários padrões mamários.


Compete ao Radiologista definir qual o padrão mamário ,caracterizar a existência ou não de patologia benigna e excluir lesão maligna infra-clínica.

Estes padrões permitem uma avaliação de risco.

Sabe-se que os padrões 2 e 3 decrescem com a idade .O padrão 1 é ode menor risco e o mais frequente depois dos 50 anos e aumenta com a idade á custa dos padrões 2 e 3


Mais de 80% das mulheres menopausicas têm padrões 1,2,3.

O padrão 4 está presente em apenas 10 a 20% das mulheres acima dos 50 anos. Este não revela alteração com a idade.


O risco do cancro aumenta com a idade em qualquer dos padrões.Há uma decalage de 10 anos entre os padrões 1,2 e 3. e o padrão 4.


Os padrões 1, 2, e 3 têm uma frequência de cancro 50% inferior ao padrão 4.


Estes dados são fundamentais quando pretendemos avaliar a frequência dos exames mamários a realizar.




MAMOGRAFIA DE RASTREIO e MAMOGRAFIA DE DIAGNÓSTICO


A mamografia tem sido utilizada no diagnóstico precoce do cancro da mama , integrada em programas organizados de Rastreio (MAMOGRAFIA DE RASTREIO ) ou como meio de diagnóstico associada á observação clínica e ecografia ( MAMOGRAFIA DE DIAGNÓSTICO ) .


Metodologias diferentes que condicionam resultados díspares.


Conhecidas que são as diferenças entre os dois métodos há que mostrar quais as vantagens da mamografia diagnóstica em relação à mamografia de rastreio:


1º- A observação clínica, a ecografia e a mamografia serem realizadas no mesmo dia por médico radiologista experimentado.

2º- Possibilidade de realizar no mesmo dia outros estudos complementares quando necessários incluindo a biópsia ou a própria RMM. Maior comodidade para o doente, evitando-se as reconvocatórias ( 10% dos exames realizados em rastreio , com apenas 3 por mil positivos )acabando com as deslocações dos doentes e tempos de espera por vezes angustiantes.

3º- Utilização de equipamentos melhores de ponta em instalações próprias.

4º- Os exames são personalizados e com a frequência de acordo com o seu padrão e avaliação de risco. Diminuição do número de exames.

5º- O tamanho do tumor diagnosticado é menor do que aquele diagnosticado no rastreio

6º- Menor número de falsos negativos do que no rastreio, pela melhoria dos equipamentos utilizados em todos os exames.

7º- Menor número de falsos positivos . O rastreio ocasiona o aumento de sobrediagnóstico

8º- Permitir a criação e desenvolvimento de Unidades de Excelência em colaboração direta com os centros de saúde

9º- Menor custo dos exames

10º-Aproveitamento dos médicos do SNS


Recentes avaliações de alguns grandes rastreios mundiais como (Canadian National Breast Screening Study- 25 Year Follow-up ) chegaram à conclusão de que estes não reduziram a taxa de mortalidade (tamanho médio da lesão 1,9cm )

provocam o aumento de sobrediagnósticos e são caros. Propõe-se mamografias de dois em dois anos depois dos 50 anos


Temos defendido que é possível obter o DIAGNÓSTICO PRECOCE (lesões inferiores a 8 mm ) desde que os exames sejam realizados em unidades de excelência com profissionais dedicados e dispondo de toda a tecnologia , calendarizando os exames de acordo com o padrão mamário, a idade da doente e a sua avaliação de risco , em colaboração com o médico da doente.

Assim poderemos contribuir para uma terapêutica mais eficaz ,menos agressiva , menor morbilidade melhor prognóstico , com acentuada redução da mortalidade e uma redução dos custos.


Cancro do Colo do Útero - Taxifolina e Lucidina
12 fev., 2023
O cancro do colo do útero (CCU) é considerado a 4ª causa mais comum de morte em mulheres em todo o mundo, com mais de 99% dos casos relacionados com infeção pelo papiloma vírus humano (HPV).
Por Clínica Dr Passos Angelo 11 dez., 2022
A síndrome do canal cárpico, ou síndrome do túnel cárpico é causada por uma compressão do nervo mediano no canal cárpico
Por Clínica Dr Passos Angelo 16 set., 2022
PST o que significa? São as iniciais de Pulsed Signal Therapy. A terapia PST é uma nova tecnologia inicialmente aplicada no tratamento da osteoporose e posteriormente no tratamento de lesões crónicas e doenças degenerativas do sistema músculo-esquelético, mais recentemente aplicada no tratamento da fibromialgia, túnel cárpico e contractura de dupuytren.
Por Dr. Ernesto Passos Angelo 27 abr., 2022
A importância de um organismo alcalino
A importância de um pH e um organismo alcalino
Por Dr. Ernesto Passos Angelo 25 abr., 2022
A importância de um pH e um organismo alcalino. O estilo de vida, a má alimentação obriga a que o corpo vá buscar os minerais alcalinizantes (cálcio magnésio e potássio) aos outros órgãos para regular o seu PH, provocando enfraquecimento do sistema imunitário, doenças e envelhecimento. Fundamental controlar os níveis de pH do sangue, mantendo-o alcalino quer através da alimentação, mudanças de estilos de vida e também com Suprimentos Alimentares.
Fibromialgia e o tratamento através da aplicação do PST
Por Dr. Ernesto Passos Angelo 17 mar., 2022
A fibromialgia é uma enfermidade crónica, com tratamento através da aplicação do PST - Tratamentos Eletromagnéticos Pulsados
É possível evitar sequelas pelo Covid-19 e long covid
Por Dr. Ernesto Passos Angelo 20 fev., 2022
É possível evitar sequelas pelo Covid-19 e long covid através da avaliação e acompanhamento dos doentes pós Covid-19. Ensaios clínicos procuram substâncias que evitem o aparecimento destas situações, como a BioFavoriteLife, já registada e disponível em Portugal
ESTUDO DA GLÂNDULA MAMÁRIA - Mamografia
Por Dr Ernesto Passos Angelo 20 jan., 2022
ESTUDO DA GLÂNDULA MAMÁRIA, mamografia o método ideal no diagnóstico do cancro da mama, Ecografia mamária, Mamografia Digital Direta 3D, Ecografia mamário com Doppler, Doppler, Dopler, Mamografia Digital Direta com Tomossintese 2D e 3 D,
Ressonância magnética-RM – Perceba a sua importância no diagnóstico e estadiamento do cancro da mama
Por Dr Ernesto Passos Angelo 20 jan., 2022
Ressonância magnética – Perceba porque a RM é realmente importante no diagnóstico e estadiamento do cancro da mama
MAMOGRAFIA 3D DIGITAL melhorou a detecção de cancros
Por Dr Ernesto Passos Angelo 20 jan., 2022
Perceba como a MAMOGRAFIA DIGITAL 3D ou MAMOGRAFIA DIGITAL DIRECTA COM TOMOSSINTESE tende a melhorar a eficiência na detecção de cancros e aumentado o sucesso dos despistes de falsos positivos.
Mais Posts
Share by: